Querida Marca, confia em mim, tu ainda podes dançar

Querida marca,
Sentes que és demasiado velha e que já perdeste o comboio, mas eu sei que ainda sabes dançar, ou – como dizia o meu avô – que ainda podes “dar baile” a tantas outras marcas que andam por aí.
Ambos sabemos que os teus dias áureos já lá vão e que estas novas músicas e estilos do momento são assustadores para ti. O Spotify é um instrumento mais complicado que uma gaita de foles e é certo que nunca o vais saber tocar. Mas eu sei que ainda não morreste por dentro e não estás pronta para desistir. Ainda tens a garra do dia em que nasceste, há 40 anos, e que essa cara enrugada já não te faz a devida justiça.
O que eu tenho para te dizer é seguinte:
Não vais dançar todas as músicas porque nem todas te interessam e nem tudo o que é “trendy” é lucrativo, por isso não te deixes iludir com o “barulho das luzes”.
Pergunto-te: se hoje fosse a tua última oportunidade e tivesses direito a só mais uma dança, qual era o disco que colocarias no gira-discos?
– Exacto! Escolherias aquela música que conheces de cor e danças como ninguém.
Aposta nas coisas boas que tens. Reconhece que o teu valor ainda pode ser útil a muita gente. Não será útil a TODA-A-GENTE, é certo, mas os teus potenciais clientes não são toda-a-gente. Descobre o teu nicho, revê o teu posicionamento e a tua imagem, e recomeça. Faz o que for preciso, mas usa as tuas próprias armas. Reinventa-te mas mantém o foco naquilo que sabes fazer melhor que ninguém. Acredita sempre em ti.
Garanto-te que haverá quem vá fazer fila para dançar contigo novamente.
Um abraço,
José Matias
#EmpoweringBrands #BrandCoaching #BrandStrategy #Branding
P.S.: Se conheces uma marca antiga que precisa de rejuvenescer, passa-lhe o meu contacto.