Querida Marca, Menos é Mais.

by | Set 20, 2019 | Dear Brand

Querida Marca,

Pareces um político a falar… e olha que isto não é um elogio.

Dizes frases demasiado longas, com palavras caras, num discurso que se torna demasiado complexo. Talvez aches que, dessa forma, o teu público-alvo te irá respeitar mais, mas eu tenho as minhas dúvidas. Aliás, até acho que estás enganada. O que ocorre, de facto, é uma das seguintes situações:

  • O teu público não percebe a tua ideia/proposta de valor, porque não compreende o que estás a dizer.
  • O teu público desiste de te ouvir porque nunca mais acabas de falar… e por isso nunca vai saber qual é a tua proposta de valor.
  • Ambas as anteriores.

A consequência inevitável é o facto de ninguém ouvir o que tens para dizer. E isso é mau, porque estás gastar os teus recursos (e o teu latim) e não estás a ter o retorno que esperavas.

Se queres “vender o teu peixe”, fala de uma forma simples. Usa frases curtas e claras e acaba com a conversa fiada. Porque uma coisa é certa: se ninguém te percebe, ninguém vai comprar o teu produto.

Fala com as pessoas como se elas fossem pessoas! Como se fossem teus amigos! Sê acessível. Facilita a vida de quem te ouve, em teu próprio benefício. Se podes dizer algo com três palavras, não uses nove.

Toma nota: falar caro, sai caro.

Um abraço,

José Matias

#EmpoweringBrands  #BrandCoaching  #BrandStrategy  #BrandPromotion  #BrandAdvertising  #Branding

P.S.: Se conheces uma marca que precise de comunicar melhor, passa-lhe o meu contacto.